segunda-feira, 30 de março de 2009

Controle e Descarte da Informacao na Era da Informacao

Os pesquisadores Clark - University of Tennessee, Chattanooga, e Lee - Southern Methodist University, apresentaram em seu artigo alguns exemplos praticos (Agricutural Programs, Corporate Average Fuel Economy Standtards e Health Care Insurance) para mostrar como a influencia do governo, sobretudo no que diz respeito ao controle e descarte de informacao, representa um grande prejuizo economico. Segundo os autores:

Large amounts of information or knowledge, which could be used to improve the lives of billions of people by improving economic decisions, are being systematically suppressed and destroyed by government censorship that is supported enthusiastically by many who claim to be outraged by government censorship of any type. (CLARK AND LEE, 2008, p. 421)

Segundo os autores, a Era da Informacao comecou ha muito tempo e para (re)afirmar seu paralelo com a Economia, Clark e Lee utilizaram a ideia de preco de mercado, fenomeno que emergiu de trocas voluntarias na propriedade privada. Esse fenomeno mostra a relevancia das informacoes referentes `as circunstancias particulares relativas ao tempo e espaco no sistema economico.

[...] it becomes clear that the information age is as old as economies that have relied largely on provate property, voluntary exchange, and market prices to coordinate economic activity. Indeed, much of the value from the recent imporvements in communication technology comes from increasing the speed and convenience with which we can access the information contained in market prices. (CLARK AND LEE, 2008, p.424)


Como o Governo Distorce e Destroi a Informacao?


O governo pode contribuir com a comunicacao da informacao - tempo e espaco- principalmente no que diz respeito ao mercado de precos, nao interferindo em nossa liberdade, reforcando a ideia de direitos de propriedade, estabelecendo um Sistema Judiciario imparcial e mantendo o valor da moeda estavel. Entretanto, nao eh o que ocorre! As acoes governamentais reduzem a comunicacao, restringem a liberdade, desperdicam recursos (naturais, financeiros, humanos), minam a coordenacao do ecossistema e ainda desfazem de acoes que pormovem a 'era da informacao'.

Um dos exemplos fornecido pelo autores - Government - Financed and - Operated Schools, esclarece como o governo distorce e destroi informacao.

Pais com filhos em escolas publicas nao pagam diretamente `a escola mas pagam por meio das taxas debitadas em seus rendimentos. Muitas vezes, essas escolas nao representam uma escolha e, sim, o possivel.

Como o pagamento dos pais nao eh realizado diretamente `as escolas, os pais nao sao informados sobre os custos da educacao dos seus filhos em forma de preco. Os pais nao recebem informacoes referentes aos custos do estabelecimento, ou custos sociais. Quanto custa uma crianca fora da escola? Quanto custa um professor? Quanto custa o lanche escolar?

Dessa forma, nao causa espanto que os pais nao facam parte das discussoes e decisoes sobre: tamanho da classe; curriculo; metodos de ensino; dentre outros assuntos escolares de grande relevancia.

A ausencia dessas informacoes obscurecem as analises dos resultados escolares. Os pais e outros participantes estao fadados a um sistema debilitato e degradado.

CLARK, J. R and LEE, Dwight R. Censoring and Destroying Information in the Information Age? In: the Cato Journal: an interdisciplinary journal of public policy analysis. Volume 28, number 3. Cato Institute. Fall 2008, p.421-433.

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